sábado, 27 de junho de 2009

COLUNA 1



GRUPO DE ESCOTEIROS AINDA OCUPA PARQUE MUNICIPAL


O chefe Douglas (foto), lider do grupo de escotismo "Lobo Guará", e sua equipe, vem ocupando o Parque Municipal "Portal da Enseada" desde o final da administração Farid Madi. A Unidade de Conservação encontra-se no bairro onde fica a praia da Enseada. Muita gente crê que isso é bom, e Douglas alega que estão cuidando daquela unidade pública municipal, pois desde que foi criada não teve a destinação que a lei municipal lhe outorgou. Mas sendo um assunto urgente, por que a Câmara de Vereadores, principalmente a Comissão de Meio Ambiente e o Ministério Público não se manifestam publicamente?

Chefe Douglas, que parece ser funcionário público, vem comparecendo em entrevistas ao Programa do Augusto, que é ao vivo e transmitido todas as segundas, quartas e sextas-feiras, com reapresentação às terças, quintas e sábados pela Guaru TV, canal 7, que fica situada em Vicente de Carvalho. Esse programa é apresentado pelo radialista Augusto Capodicasa - o mesmo que há 10 anos vem comandando todas as tardes, pela TV Sta. Cecíla, o Programa Ação & Reação . Já o "Programa do Augusto" chegou a ficar "sem fôlego", "fora do ar" em 2008, coincidentemente quando a administração de Farid estava sem recursos para propaganda & marketing...

No ano passado Augusto tentou emplacar sua mulher como candidata a vereadora em Santos pelo PPS, partido ao qual o mesmo se filiou depois de se desapontar com o PSB santista, colocando-a para comandar o programa aos sábados e como sua auxiliar direta quase diariamente, principalmente durante o período eleitoral. O descaramento foi tanto que o logotipo da campanha da esposa do "Capô" era muito semelhante com as setas ao logo do "Ação & Reação"!

O local onde está acampado o grupo de escoteiros "Lobo Guará" (em alusão a espécime carnívora brasileira, ameaçada de extinção) fica próximo ao condomínio Granville. Trata-se do "Parque Portal da Enseada", que eu, José Antonio Gonçalves, e o engº ambientalista Roberto Alegria visitamos em 2004, à convite de uma funcionária da então Secretaria de Obras e Meio Ambiente, que tinha Duíno como secretário.

Com altos e baixos, o local do parque é um terreno onde foi retirado por um período muito material calcário, gerando cavas. Possui também várias rochas. Depois se tornou a sede da Regional da Enseada. Como Parque, criado por lei municipal destinava-se ao cultivo de mudas de árvores e outras espécies, e à recuperação de animais encontrados, espécies ameaçadas - que inclusive, recentemente, foram avistados e acolhidos pela Fundação Eduardo Lee que administra a UNAERP em Guarujá. Nós acreditávamos que esse equipamento iria ajudar a redimir a prefeitura e o município em relação ao grande passivo ambiental existente e constatado em seminário da UNAERP.

Cerca de três dias após a nossa visita pela AMGLO - AMBIENTE GLOBAL, que não teve cobertura da imprensa, ficamos estupefatos ao ler no D.O. do município em em jornais semanários locais - inclusive A Tribuna e Diário do Litoral - que o "Prefeito Maurici cria parque ecológico", etc. Mas não entendemos o porquê da divulgação precoce - logo após a nossa visita - já que o local que supostamente abrigaria um herbário e local para cultivo de mudas de espécimes arbóreas, destinadas a projetos e programas de arborização em Guarujá e Centro de Recuperação de Animais em risco ainda não havia sido concluído.

Acreditávamos que a divulgação e consequente abertura do parque à população, principalmente às escolas da cidade deveria se dar somente quando todo o processo de instalação daquela Unidade de Conservação Municipal - UC estivesse equipada e em pleno funcionamento. Mas o que se constatou, principalmente nos anos seguintes, durante o desgoverno de Farid Madi, tendo à frente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SEMAM, o ex-ambientalista Elson Maceió, acusado por muitos ambientalistas com quem conviveu, principalmente os integrantes da Ong Coletivo Alternativa Verde - CAVE, como um "traíra", um "vendido", foi um completo abandono.

As consequências do descaso com o patrimônio público, referente ao Parque Portal da Enseada, desaguou "a bucha", a "batata quente", o "abacaxi" para que a prefeita Maria Antonieta de Brito "descascar". Infelizmente e estranhamente, ela ainda manteve no início de sua gestão a Elson Maceió na SEMAM, e o nomeou com cargo de Diretor de Parques e Jardins, conflitando com o atual secretário Élio Lopes, sem apoio deste.

O fato é que Maceió e Farid são, sim, responsáveis pelo embróglio e desvio de finalidade com que o equipamento, próprio municipal, esse Parque Municipal, que se classifica dentro da legislação de Unidades de Consevação, segundo o Ministério do Meio Ambiente se encontra! E isso é uma afirmação do chefe Douglas em entrevista ao apresentador Augusto Capodicasa! Mas capodicasa, provavelmente, desconhece a legislação e o tal "Termo de Permissão", por isso defende o grupo de escotismo de ocupar e permanecer no local. O que se estranha é o fato de que a suposta "parceria" não tenha sido feita com uma Ong ou uma entidade com notório saber no plantio e conservação de espécies arbóreas, bem como no tratamento de animais silvestres abandonados, capturados ilegalemente e resgatados pela Polícia Ambiental Estadual ou até mesmo "fiscais" da SEMAM...Será que também dispensa licitações?

Apesar de haver grupos de escoteiros que sempre tiveram a Base aérea em Vicente de Carvalho como sede ou local de abrigo, o escotismo não pode prescindir de áreas próprias, muito menos o município de suas áreas para abarcar projetos e programas socioambientais. E será que somente o "Lobo Guará" reúne todas as condições de tentar permanecer naquele local?

Onde está o verdadeiro escotismo que leva os jovens para conhecer trilhas e locais da zona rural da nossa rica Região Metropolitana, como a Área Continental de Santos e sua APA e Bertioga, por exemplo?

Com a falta de projetos e programas de arborização na Ilha de Santo Amaro, bem como o socorro para todos os animais silvestres e domésticos que perambulam pelo muncípio, podendo, inclusive, ser vetor de doenças, por que a SEMAM em conjunto com as outras secretarias municipais não promove Audiências Públicas e discute a Lei - que existe e deve ser cumprida - ou sua possível modificação, adequação às necessidades de recuperação ambiental da cidade, que inclui seus morros atingidos por invasões, queimadas e degradações, como vem ocorrendo com o Morro da Glória? E onde está o CONDEMA?

sábado, 6 de junho de 2009


MÁ ADMINISTRAÇÃO EM GUARUJÁ

Sinceramente, nem vou comentar muito sobre a má administração que a prefeita Maria Antonieta de Brito (ex-vereadora e ex-presidente e militante do PT até 2008) e a sua vice, Regina Leal Mariano (viúva do ex-prefeito Maurici Mariano, que em seus mais de 15 anos de mandato, entre 1983 a 1988, com prorrogação biônica de 1996 a 2004 com reeleição, deixou marcas profundas, além de dois mandatos como Deputado Federal durante os anos 80 e 90.
Ambas, entretanto, são responsáveis e não apenas Antonieta pelo que vem ocorrendo na atual administração municipal como todo mundo imagina.

O ex-prefeito Maurici e sua bancada situacionista: Maduro, Addis, Zé Carlos, Nenke, Piasenti, Sato, Gerônimo Villanueva, entre outros integrantes de uma das maiores bancadas fisiológicas de que Guarujá teve notícias, foram responsáveis por absurdos, como: contrato em favor da Translitoral por 25 anos prorrogáveis; entrega do prédio público construído durante a administração do ex-prefeito, médico Valdir Tamburus (1989 - 1992), na Enseada, para a Fundação Eduardo Lee (UNAERP); construção do vergonhoso "Portal do MM" (por sugestão do então Secretário de Turismo, Ramapazzo, na entrada de Vicente de Carvalho; reforma do calçadão da Av. Thiago Ferreira, em Vicente de Carvalho, distrito de Guarujá, de 1999 a 2000, tentando descaracterizar o projeto de Jaime Lerner, pelo então secretário de Obras e Meio Ambiente à época, Duíno Verri Fernandes, onde todas as árvores daquela avenida comercial, inclusive alguns chapéus-de-sol, foram arrancados e seu lugar nada foi plantado, ou melhor, num ou noutro lugar, apenas, uns gravetos...

E houve muito mais como a tentativa de dar a ilha do Mar Casado, na praia do Pernambuco ao Silvio Santos; promessa não cumprida de reforma do Forte do Itapema, com ajuda de R$ 500 mil doados pelos comerciantes filiados ao CDL de Vicente de Carvalho, e que nunca se concretizou; tentativa de implantação do Porto Nobara (Terminal de Containeres que iria cruzar a cidade); não implantação de rede de computadores no último ano de mandato (2004), inclusive abertos nos fins-de-semana à comunidade frustrada etc.

Porém, Maurici teve seu Coordenador do distrito, Farid Said Madi (PDT), vencedor das eleições em 2004 em cima do seu escolhido, o ex-presidente da Câmara e "chefe da bancada situacionista" Wanderley Maduro. Farid tinha um cargo proporcional ao de Vice-Prefeito, que entre 1996 e 2004 foi ocupado pelo pelego Manoel Ramos, ex-presidente do Sindicato dos Bancários (perguntem aos atuais diretores daquele sindicato que fica em Santos).

Do desastre que foi a administração de Farid todos ainda se lembram! A cidade, que apesar do Bôom imobiliário dos anos 70 e 80, apesar de ter as praias mais charmosas até meados dos anos 80, quando o Litoral Norte passou à frente; apesar de ter possuído uma rampa de asa delta e um calçadão idealizado pelo arquiteto Jaime Lerner (ex-governador paranaense), começou a sofrer com o aumento da população (hoje já são mais de 300 mil moradores) e os problemas do único hospital da cidade, Santo Amaro (HSA); do aumento vertiginoso nas invasões e crescimento de favelas, com consequente aumento da marginalização e criminalidade - principalmente em anos pré-eleitorais - até hoje não conseguiu ter outro hospital (o de Vicente de Carvalho, prometido por Maurici (deputado federal) e Valdir Tamburus (prefeito), ambos no PMDB entre 1988 e 1992, foi transformado no último ano de Farid em uma maternidade que foi fechada recentemente pela prefeita Antonieta e seu secretário de Saúde, Gerônimo Villanueva. A reforma não terminou a não há data para entrega, quem sabe nalgum feriado municipal do ano que vem, ou a Câmara crie um dia especial, como "Dia da Saúde", "Dia da Ana Maria parteira", etc.

É muita história político-administrativa obscura, entre 1980 e 2009, mas pouca valorização e participação, na cidade de seus habitantes...

Enquanto Santos, Praia Grande, depois São Vicente viveram sucessivas administrações que avançaram - inclusive duas do PT - modificando para melhor as cidades, até mesmo Bertioga que se emancipou de Santos no anos 90, em Guarujá e Vicente de Carvalho não se valoriza a história (não temos museu); não se criam áreas para lazer de crianças e adolescentes monitoradas e por ai vai. Sem Segurança e sem alternativas, muitos moradores tem que se deslocar para Santos, São Vicente e Praia Grande em busca de lazer, mais tranquilidade, cultura...e, é óbvio, deixam lá seu dinheiro, enriquecendo essas cidades por falta de alternativa segura no município de Guarujá, ex-pérola do Atlântico.

COLUNA 1

VOTO NULO NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES

Corre à boca miúda por vários bairros da cidade de Guarujá e região a articulação de um grupo suprapartidário e ideológico no sentido de preparar e montar a defesa da tese do voto nulo nas próximas eleições, principalmente para os cargos de Deputado Estadual e Federal. Segundo alguns membros do grupo, a decepção com os partidos políticos e com o sistema legislativo em nosso país justificaria o esclarecimento público dessa ação. E será Ação Direta, de esclarecimento à população, garantem!

É preciso lembrar que o voto nulo também é um direito do eleitor, assim como a possibilidade de votar em branco! Os mais árduos defensores dessa tese acreditam que isso será uma forma de dar uma resposta aos políticos locais e de todo o Estado de São Paulo que não honram seus mandatos e não procuram a participação da população, principalmente em relação aos principais problemas ainda existentes em Guarujá. Já para os bons políticos profissionais, que ainda existirem, será uma forma de pressão para que os mesmos não se omitam em relação aos colegas que confudem o que é público com o privado; dos que gostam de trasportar grandes somas de dinheiro (real ou dólar) nas meias e dentro das cuecas; dos que são extremamente filiológicos com quem está no poder; do que preferem a frase: "falem mal, mas falem de mim"; dos que subestimam a opinião pública.


POLÍTICA E PASSIVIDADE REVOLTAM CIDADÃO

O cordelista e intelectual Orlando Cruz (embora ele não goste do último como adjetivo) não se conforma com o que vem ocorrendo em nossa cidade que ele abraçou como sua.

Orlando está muito revoltado com alguns problemas, como do transporte, sáude, habitação, meio ambiente e, principalmente, a falta de ética e vergonha na cara da maioria dos candidatos às próximas eleições! Ele promete combater com uma de suas melhores armas (o bacamarte não está aposentado, garante, mas não é mais usado nem para caça, já que a legislação e o extermínio de animais na Ilha de Santo Amaro, ao longo dos séculos foi intensa, inclusive das populações indígenas pela ocupação branca).

Outra de suas armas, explica Orlando, é a pesquisa na internet - o que ele tem feito com bastante esmero. Saudades da terrinha (Sergipe) e, sempre que pode, recebe e envia fatos e causos (muitos em forma de cordel) aos seus conterrâneos e intelectuais do nordeste. Orlando, que também está magoado e revoltado com a mudança de endereço do Fórum de Vicente de Carvalho, promete novidades em breve no blog http://cordeltemvalor.blogspot.com, inclusive sobre as próximas eleições.

E como diz o poema musicado: "Cumpadre tamo é lascado, tá vindo nova eleição..."

quinta-feira, 4 de junho de 2009