sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Decepção com Antonieta


A prefeita de Guarujá, Maria Antonieta, parece ter mudado seu discurso, porque algumas de suas ações iniciais não condizem com o que foi prometido durante a campanha em 2008, principalmente, diante das câmeras de TV, onde já eleita, agradecia aos seus eleitores.


Sua maior promessa, sem dúvida, que contrariaria as ações de seu antecessor, seria a de governar junto com a população. “ Quero administrar a PMG junto com a população.” “Quero que vocês me ajudem, vou ouvir o povo.” Parece simples, algo que não tem mistério ou muita cerimônia para ser realizado, mas que parece ter se tornado um fardo, um grande obstáculo a ser vencido pela atual prefeita e sua equipe de governo.


Logo no início, a prefeita não confirmou duas de suas primeiras promessas, ao assumir o mandato: a de assinar um decreto revogando o Sistema Integrado de Transportes – SIT, implantado pela prefeitura sob a batuta do “maestro”, do ex-prefeito Farid Madi, o ex-secretário de planejamento Mauro Scazufca – entre outras funções – o que só fez 15 dias depois.


Já a outra promessa não cumprida relaciona-se a instalação de um pátio de CNTRs na área do CING, pois a prefeita prometeu um decreto que impediria que a destinação da área do CING fosse comprometida por empreendimentos potencialmente impactantes para a cidade.


Jornais locais que fizeram oposição à Farid e declarações de empresário e advogados da cidade demonstram que as primeiras ações da equipe da prefeita Antonieta estão em desacordo com sua conduta antes das eleições.


Ouvir antes, coletar informações e ‘tomar pé’ das demandas da Sociedade Civil Organizada deveria ter sido um de seus primeiros atos de governo, até mesmo para basear-se e ter conhecimento de como a sociedade vinha se relacionando com a prefeitura e quais as expectativas – boas ou ruins, corretas ou equivocadas – que as associações de bairro, ONGs, entre outras organizações, estariam necessitando, gostariam de colocar na pauta de importantes discussões atuais ou futuras, como o desempenho e manutenção dos Conselhos Populares Municipais, e entre eles aquele que Antonieta prometeu em seu programa de governo – o Conselho Municipal de Transportes que outros gestores anteriores e até vereadores tiveram coragem de mencionar ou denunciar a falta.


A decepção parece já ter tomado conta de muita gente que ajudou a elegê-la na cidade, por seus primeiros atos, seja por causa de alguns nomes aos quais ela fez questão de nomear para algumas secretarias – inclusive sendo duas com acúmulo de função. Mas também a uma grande quantidade de nomeações em detrimento do aproveitamento de funcionários de carreira - algo que ela fez questão de frisar muitas vezes nas entrevistas que deu antes e depois de ser eleita. A prefeita ainda não fez a tão prometida “reforma administrativa”, mas a câmara de vereadores já foi convocada pelo menos duas vezes, extraordinariamente, a um custo maior do que nas sessões ordinárias, sem que tal reforma fosse sequer discutida, o que reduziria de 18 para menos secretarias municipais, quem sabe criando algumas de suma importância para a cidade como a de Habitação e de Transportes (que poderia também lidar com questões portuárias).


Enfim, além do grande número de pessoas nomeadas (mais de 100 até agora) e de que nessa lista alguns privilegiados foram nomeados, retroativamente, ao dia 1º de janeiro, encontram-se também nomes que remetem a família de alguns ex-candidatos e políticos da cidade, sem deixar de mencionar (tudo consta nos primeiros D.O. deste ano) nomes de pessoas que trabalharam durante a péssima gestão de Farid Madi, tendo sido exonerados, pelo menos uma vez e depois retornaram nomeados.


Mas a nomeação que mais causa repulsa em todos que aspiravam ver dias melhores para Guarujá é a constatação da nomeação do ex-secretário de meio ambiente, Élson Maceió dos Santos, justamente quando a prefeita havia se referido àquela pasta, na época de Farid, como a que precisava de planejamento. Até agora, pelo que tem sido anunciado, quem está “mandando” na SEMAM é Élson Maceió, com seus projetos inacabados, tendo ficado longe das questões sobre gestão de resíduos na cidade, promovendo apenas uma cooperativa em um frágil projeto de coleta seletiva, além de ter solicitações de informações por ONGs não prestadas (que deverá ser analisado pelo MPE), e até participando da maior contradição: chegou a autorizar o prefeito Farid a proceder a compra de mudas de árvores num orçamnto de 4 milhões de reais, aquisição essa que foi frustrada por denúncias de superfaturamento, além do que Maceió, agora agraciado com um cargo para cuidar de Praças e Jardins – sem ser do ramo e ter tido sob sua pasta de 2005 a 2008 um engenheiro agrônomo, Zoênio que nunca promoveu qualquer projeto de arborização na cidade.


José Antonio G. da Conceição, jornalista ambientalista e aluno do 2º ano do curso tecnológico em Gestão Pública pela UNINTER (curso à distância).

fone: (13) 9133 1208

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

POR QUE INVESTIR EM CULTURA?


A cultura é uma parte do desenvolvimento de una nação. É dela que os grupos formam a sociedade participante e contribuinte para o bem estar na coletividade junto com o fator econômico social. É a base sobre o qual se apóia a cidadania de um povo.

A iniciativa privada deve se integrar ao Estalo e apoiar o desenvolvimento da cultura objetivando ao aprimoramento da sociedade. Todas as manifestações culturais são
importantes, sejam de preservação e de memória, seja de criação artística e de todas formas de expressões de identidade. Importantes porque geram empregos em vários
setores de mão-de-obra artesanal à tecnologia avançada de informação. Além disso, ao crescer em quantidade e qualidade, o entretenimento cultura cria um mercado
próprio que se consolida como parte da estrutura do turismo, do esporte e da indústria cultural do país.

O maior parceiro poderoso do Estado em desenvolvimento econômico social é o
investimento privado. Um bom trabalho de marketing comprova o retorno satisfatório dos investidores em atividades culturais e, junto aos benefícios fiscais decorrentes da Lei do Incentivo à Cultura, transforma a iniciativa privada em grande produtor cultural.

Quem sabe mais, sobe mais.

Oswaldo Santos, o Baiano das Astúrias


--------------------------------------------------------------

Casa de Cultura do Baiano das Astúrias
Rua Francisco Rebolo, 550 - Enseada

Telefax: 335l-885l e 8117-6957

Guarujá - SP
- CEP:11.442-010

baianodasasturias@terra.com.br

domingo, 25 de janeiro de 2009

Alemães tentam frear o Aquecimento Global nos mares


Desde o início do mês de janeiro, o navio alemão Polarstern realiza importantes pesquisas científicas nos mares do sudoeste do Atlântico Sul. Com o objetivo de frear o aquecimento global, os pesquisadores lançam ferro ao mar para fertilizar as águas e provocar o aumento das populações de plânctons - pequenos organismos que flutuam nas correntes oceânicas.

Depois, os pesquisadores pretendem avaliar se, com o crescimento das populações, a capacidade de absorção de dióxido de carbono (CO2) por estes organismos contribui de forma significativa para a diminuição do efeito estufa.
Além de servir como base na alimentação de toda a vida oceânica, estas algas unicelulares que vivem na camada superficial dos mares, iluminadas pela luz do Sol, desempenham um papel fundamental na regulação da atmosfera de CO2, um dos principais gases causadores do efeito estufa, informou o diário português Público.

Os cientistas acreditam que os fitoplânctons têm a capacidade de fixar o carbono e contribuir para a retirada da substância da atmosfera pelos oceanos, acrescenta o jornal português. Segundo os especialistas, o ferro poderia ajudar a transferir por algum tempo parte da poluição acumulada em quantidade alarmante na atmosfera para as profundezas do oceano.


Nesta quinta-feira, cientistas alemães e indianos divulgaram a imagem microscópica de um grupo desses plânctons após serem atingidos pelo ferro liberado pela embarcação. Até o final da expedição, cerca de 6 t da substância devem ser lançadas.
Em comunicado, os responsáveis pelo projeto Lohafex ("Loha", que significa ferro em indiano e "fex", que representa "Fertilization Experiment") classificam os resultados da experiência como de "grande interesse" para o futuro. Apesar do otimismo de cientistas indianos e do Instituto Alemão Alfred Wegener de Investigação Polar e Marinha (AWI), eles admitiram que ainda é necessário um estudo a longo prazo para verificar os impactos no ambiente marinho.

De acordo com o jornal espanhol EL Pais, o navio de 120 m de comprimento, considerado um dos mais avançados do mundo, já chegou à área principal de pesquisas.
A missão, que integra biólogos, químicos e físicos de várias nacionalidades, teve início no dia 7 de janeiro na Cidade do Cabo, na África do Sul, e deve terminar no dia 17 de março, em Punta Arenas, no Chile. Com informações da agência EFE

colaboração:
Nelson dos Santos

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Prefeita Maria Antonieta, por favor responda?

Quando publicavam sobre a sua "blindagem pública" eu me revoltei, baseado nas suas aparições pessoais e junto a vice-prefeita, em público, em programas de entrevista (TVB, TV Tribuna, Opinião, Forrobodó, etc. etc.) de forma tão tranquila, clara e responsável, que eu amldiçoei contra jornalistas e radialistas da região que insistiam em pressioná-la, para saber a lista de nomes do seu futuro governo...

Há poucos dias da sua posse - um tempo que para a maioria dos munícipes que a elegeu estava sendo angustiante, tal o desmazelo, a desgraça e o demérito da má gestão do ex-prefeito Farid Madi, parido politicamente, obra imprevisível de seu antigo e finado padrinho político, Maurici Mariano.

Mas os tempos são outros e aqueles a quem vc beijou, abraçou e chamou de "menino" durante a campanha e até após a vitória, estão esperando mais contato com a vossa pessoa. Não querem ser recebidos por "Aspones", querem ouvir da prefeita: "sim, sim ou não, não", como ensinava o Apóstolo Paulo em seus textos.

As pessoas, prefeita Antonieta, querem que a Sra. responda as perguntas em público. Querem saber - principalmente - o que o Quércia quiz dizer ao final da reportagem do jornal A Tribuna, do dia 16, pg A-10 em meia página, onde ele afirma: "Tenho falado com ela e dado algumas opiniões"?

Afinal, qual o peso do Quercia e do MR-8 (grupo político de esquerda ligado ao jornal Hora do Povo, que estão tentando fundar um novo partido, o PPL) em suas escolhas e nas suas decisões de governo, em detrimento do grupo da família do ex-prefeito Maurici Mariano e até dos 100 militantes renegados do PTG (Partido Trabalhista de Guaruja, segundo Nelson Fernandes em documento) - muitos ou a maioria de inspiração católica ou pró-Vaticano?

Faço estas indagações atônito ainda, depois de ler - após seu primeiro dia de mandato - nos jornais locais "A Estância de Guarujá" e "Jornal do Guarujá" vários questionamentos sobre suas primeiras ações de governo. O povo quer saber, prefeita. Por favor, vá aos jornais, vá as emissoras de TV . Será que os achacadores agora vão querem cobrar milhares de reais dos cofres públicos para a Sra. das entrevistas, como ocorria em outros mandatos pretéritos?

Faça como o escudeiro Edson Barazal e o Dep. Federal Beto Mansur em "o povo quer saber"

Ficarei grato, prefeita, quando a Sra. disponibilizar um canal de contato com a sociedade civil, como fazia a ex-prefeita Telma de Souza (e somente quando foi prefeita), recebendo e ouvindo o povo todos os meses.

Sds socioambientalistas
José Antonio G. da Conceição - aluno do 2º ano do curso superior em Gestão Pública, jornalista ambientalista.

domingo, 18 de janeiro de 2009

BLOGJAG é o blog da abreviatura de meu nome

artigos - comentários - citações - notas - imagens

Meio Ambiente;
Política;
Direito difuso e coletivo;
Cidadania;


* NÃO QUERO USAR MINHAS MANIFESTAÇÕES E INFORMAÇOES, POSTADAS NESTE BLOG, COM FINS POLÍTICOS PESSOAIS, EMBORA FILIADO AO PARTIDO DOS TRABALHADORES, PT, NUNCA FUI CANDIDATO A NENHUM CARGO PÚBLICO.

MAS "AO FUTURO A DEUS PERTENCE" é a citação. Se num futuro for necessário, saberei levar minha luta para as urnas!

Por enquento, fique com informação, questionamento social e público. Espero que este blog seja muito útil para você e sua família. Grato,

José Antonio G. da Conceição.

filiado ao PT de Guarujá,
aluno do curso superior em Gestão Pública,
jornalista sócio-ambientalista,
Administrador (Presidente) da ONG socioambientalista AMGLO - AMBIENTE GLOBAL