sábado, 6 de junho de 2009

COLUNA 1

VOTO NULO NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES

Corre à boca miúda por vários bairros da cidade de Guarujá e região a articulação de um grupo suprapartidário e ideológico no sentido de preparar e montar a defesa da tese do voto nulo nas próximas eleições, principalmente para os cargos de Deputado Estadual e Federal. Segundo alguns membros do grupo, a decepção com os partidos políticos e com o sistema legislativo em nosso país justificaria o esclarecimento público dessa ação. E será Ação Direta, de esclarecimento à população, garantem!

É preciso lembrar que o voto nulo também é um direito do eleitor, assim como a possibilidade de votar em branco! Os mais árduos defensores dessa tese acreditam que isso será uma forma de dar uma resposta aos políticos locais e de todo o Estado de São Paulo que não honram seus mandatos e não procuram a participação da população, principalmente em relação aos principais problemas ainda existentes em Guarujá. Já para os bons políticos profissionais, que ainda existirem, será uma forma de pressão para que os mesmos não se omitam em relação aos colegas que confudem o que é público com o privado; dos que gostam de trasportar grandes somas de dinheiro (real ou dólar) nas meias e dentro das cuecas; dos que são extremamente filiológicos com quem está no poder; do que preferem a frase: "falem mal, mas falem de mim"; dos que subestimam a opinião pública.


POLÍTICA E PASSIVIDADE REVOLTAM CIDADÃO

O cordelista e intelectual Orlando Cruz (embora ele não goste do último como adjetivo) não se conforma com o que vem ocorrendo em nossa cidade que ele abraçou como sua.

Orlando está muito revoltado com alguns problemas, como do transporte, sáude, habitação, meio ambiente e, principalmente, a falta de ética e vergonha na cara da maioria dos candidatos às próximas eleições! Ele promete combater com uma de suas melhores armas (o bacamarte não está aposentado, garante, mas não é mais usado nem para caça, já que a legislação e o extermínio de animais na Ilha de Santo Amaro, ao longo dos séculos foi intensa, inclusive das populações indígenas pela ocupação branca).

Outra de suas armas, explica Orlando, é a pesquisa na internet - o que ele tem feito com bastante esmero. Saudades da terrinha (Sergipe) e, sempre que pode, recebe e envia fatos e causos (muitos em forma de cordel) aos seus conterrâneos e intelectuais do nordeste. Orlando, que também está magoado e revoltado com a mudança de endereço do Fórum de Vicente de Carvalho, promete novidades em breve no blog http://cordeltemvalor.blogspot.com, inclusive sobre as próximas eleições.

E como diz o poema musicado: "Cumpadre tamo é lascado, tá vindo nova eleição..."