* José Antonio G. da Conceição
Pelo menos três escolas estaduais situadas em Vicente de Carvalho e três em Guarujá, das mais antigas, que foram submetidas as avaliações para o IDESP - Índice de Educação do Estado de São Paulo, divulgado hoje, 18/03/2009(não é o IDEB - Índice da Educação Brasileira, cujo site é http://ideb.inep.gov.br) e que ainda não registrou os índices de 2008, embora já constam as metas para 2009, não tiveram todas o mesmo desempenho e algumas tiveram índice 0, outras não atingindo as metasO propostas. Os números podem ser pesquisados no site http://idesp.edunet.sp.gov.br/boletim_escola.aspano=2008.
Das Escolas pesquisadas em Vicente de Carvalho, distrito de Guarujá: PROFº WALTER SCHEPPIS, PROFº WALDEMAR DA SILVA RIGOTTO e PROFAª PHILOMENA CARDOSO DE OLIVEIRA; e na sede do município: TANCREDO NEVES PRESIDENTE, PROFº WALDEMAR DA SILVA RIGOTTO e DR. HUGO SANTOS SILVA a maioria não obteve índices satisfatórios, como ocorreu com a Escola Walter Sheppis, chegando a índice 0,00.
A avaliação da Secretaria Estadual, com base em índices das provas feitas por porcentagem dos alunos avaliados em cada escola, determina os índices que tem que ser comparados às metas estipuladas. Hoje, com base nos índices propostos pela ONU, os governos, como o brasileiro, federal e estadual entram em competição política velada pelos melhores índices na Educação.
Como ambos os governos são candidatíssimos à Presidência da República (José Serra - PSDB por São Paulo à Presidência e o PT ao governo Estadual em 2010) essa disputa, ao invés de alavancar a educação pública brasileira, melhorando não só os índices, mas também a qualidade do aprendizado omite as verdadeiras causas dos baixos índices em algumas regiões e escolas, e tentam colocar pais e tutores dos alunos contra os professores.
Como os governos preferem não criticar os pais ou responsáveis pela "educação de berço" - por pura demagogia - ainda mais em anos pré-eleitorais, sobram para os professores, que só no Estado de São Paulo, muitos não receberão abono ou terão reduzidos esses valores devido aos índices publicados pelo governo Serra!
Mais detalhes sobre o assunto podem ser consultados em jornais como São Paulo AGORA, quarta-feira, 18 de março de 2009, pg. A-8, ou até mesmo na internet nos sites de busca.
http://idesp.edunet.sp.gov.br/boletim_escola.asp?ano=2008